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O filme “como estrelas na terra” e as lições de vida

17/04/2023

4 minutos de leitura

O filme “como estrelas na terra” e as lições de vida

Olá, mamães!

Hoje falaremos de um filme que eu recomendo demais. O filme “Como estrelas na Terra” é de Bollywood, sendo seu idioma original o Indiano. Talvez você não goste de ver filmes legendados, mas esse vale o esforço e conta uma linda história. Mas cuidado, o texto abaixo conta com vários Spoilers, então, assista o filme depois corre aqui para entender mais.

O filme indiano lançado em 2007, foi intitulado em português “Como estrelas na Terra – Toda criança é especial”, originalmente chamado de Taare Zameen Par – Every Child is Special. O protagonista do longa-metragem é Darsheel Safary, com o papel de Ishann Awasthi, sendo seguido por Aamir Khan, diretor do filme e ator que encena o professor de artes substituto, Nikumbh.

A história é ambientada na Índia, retratando uma cultura conservadora, onde o menino vivia com sua família – pais e irmão. Percebe-se desde o princípio as características que diferenciavam o menino dos demais, podendo destacar a dispersão (dificuldade de prestar atenção em determinadas coisas), rebeldia (no sentido de não acatar as instruções), dificuldades com a leitura e a escrita (evidenciado em diversas cenas) e desorganização (desordem nos materiais e alinhamento das roupas).

No enredo, Ishann repete de ano no terceiro período, no modelo de ensino indiano, e corre o risco de repetir novamente, segundo informações passadas para os pais dele pela diretora e professores da escola onde ele estudava. Com isso, o internato foi a “solução” encontrada, ficando evidente no filme que a instituição em questão tinha como lema a disciplina, o que “amansava até os cavalos mais selvagens”.

Sob esse novo regime, o protagonista enfrenta todos os problemas anteriores novamente, com a linguagem, a matemática e todas as outras matérias. Além de evidenciar problemas na coordenação motora grossa (ou geral), já que tinha dificuldades com a marcha e atividades como arremessar e pegar uma bola. Com isso, a socialização também fica abalada, gerando problemas de autoestima e agravando ainda mais a desmotivação fortemente visível no garoto.

Podemos perceber como a conduta dos professores representados no longa-metragem demonstra um despreparo acerca do acolhimento à alunos com problemas de aprendizagem. Assim, agravando a situação já complicada, em vez de adaptar o aprendizado às necessidades específicas do aluno a fim de tornar o ensino inclusivo e dinâmico.

Nesse cenário, surge o professor substituto de artes, Nikumbh, que trás novas perspectivas ao identificar a dificuldade do menino como dislexia (causa das dificuldades). Comunicando os pais e diretor, o que sugere a importância da conscientização no tratamento. Sob esta perspectiva, o professor se ofereceu para dedicar horas de atenção ao menino para um ensino personalizado que o levou a evoluir gradualmente, enquanto os testes eram aplicados oralmente nas outras matérias.

Como o filme ressalta, focar nas habilidades e não apenas nas dificuldades ajuda a aumentar a autoestima do protagonista, que é um prodígio na arte. Nesse viés, o menino é levado ao aprendizado das letras através da arte e de atividades que buscam, embasadas na psicomotricidade, o desenvolvimento integral do indivíduo, no que diz respeito às esferas cognitivas, emocionais e afetivas.

Destaca-se o primeiro passo do professor na lida com o problema descoberto, sendo a conversa com os pais, seguido de orientações pedagógicas na aplicação dos testes. Além de destacar que a dificuldade, de forma alguma, diminui uma pessoa (mostra isso na cena em que explica aos alunos grandes nomes da ciência e das artes que tiveram a mesma dificuldade). Seguindo para a aplicação de atividades psicomotoras para o estímulo ao desenvolvimento, como forma de contornar as dificuldades. Nessas atividades, a arte é tida como centro, já que é um ponto forte do garoto.

Blog Joyce

Dislexia

A dislexia é uma alteração neurofisiológica que pode ser genética e hereditária. Consiste em uma dificuldade de compreender o significado das letras e palavras, o que reflete na leitura e escrita do indivíduo. Como falava o próprio personagem, as letras dançam para ele. Essa condição costuma ser acompanhada de dificuldade em seguir uma sucessão de tarefas, problemas na coordenação motora, noção de espaço, e essas características são manifestadas com “rebeldia” já que é mais fácil dizer que não quer fazer do que admitir que não consegue. Assim, a dislexia é facilmente confundida com preguiça ou falta de educação. As constantes repreensões e julgamentos das pessoas afeta diretamente a autoestima.

Tratamento

Como destacado anteriormente, são vários os aspectos que podem ser trabalhados em pessoas diagnosticadas com dislexia. Por exemplo, a autoestima trabalhada pelo professor representado no filme com a conscientização dos pais, demais professores e alunos com uma breve exposição do que é dislexia e de figuras ilustres que portavam tal condição.

A coordenação motora grossa também pode ser trabalhada com jogos e brincadeiras ao ar livre, como amarelinha, jogos com bola, e outros estímulos sensoriais. Outro aspecto a ser trabalhado é a significação das palavras, letras e fonemas, sendo que isso pode ser trabalhado de maneira personalizada, levando em conta os interesses e pontos positivos da criança, no caso em questão, usando a arte e as representações em imagem e escultura como base para o ensino da grafia e codificação/decodificação característico no processo de escrita e leitura.

Claro que as atividades sugeridas acima de forma alguma substituem o acompanhamento por um profissional qualificado. Mas podem ser utilizadas de forma complementar.

Por fim, o filme nos dá um exemplo de empatia e nos inspira com a história do professor que auxilia o aluno com amor e dedicação, enfatizando a paciência como essencial.

Espero que tenham se emocionado tanto quanto eu nesse filme!

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