Painéis Sensoriais - Cubos Sensoriais - Tablets Sensoriais - Painéis Montessori

Estimulando a leitura desde bebê

30/06/2023

5 minutos de leitura

Estimulando a leitura desde bebê

Oi, mamães!

Antes de tudo, você sabe por que é importante ler para uma criança?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ler fortalece o vínculo entre pais e os filhos, estimulando o desenvolvimento saudável da criança. Além disso, estimula a concentração, a memória, a criatividade, o raciocínio, na interpretação (entendimento) das coisas e ainda expande o vocabulário do pequeno.

A Teoria do Apego traz mais algumas informações sobre a importância do vínculo na formação da criança. Uma criança com o apego seguro, tem mais condições para explorar o meio onde está inserida, assim, recebe mais estímulos sensoriais e por consequência têm um melhor desenvolvimento neural, o que impacta significativamente na vida adulta. O que contribui para a ideia de que criar laços fortes com os filhos contribui para o crescimento saudável da criança.

Quando você lê para seu filho, você está, desde cedo, formando uma relação positiva dele com o hábito de ler, que traz inúmeros benefícios ao longo da vida. Algumas pesquisas apontam que adultos que foram incentivados à leitura desde a mais tenra idade costumam manter o hábito de ler, enquanto os que não tiveram esse incentivo apresentam menores representantes com esse hábito estabelecido.

Quem diria que tirar 15 minutinhos do seu dia poderia mudar tanto a vida do seu filho, não é?

Por conta de toda essa importância, listamos aqui algumas dicas para te ajudar com essa missão:

Faça da leitura algo divertido

Lembrando que a ideia é criar um vínculo afetivo, então, é uma atividade para vocês (tanto você quanto seu filho) se divertirem juntos. Torne a leitura parte da brincadeira incluindo temas que a criança gosta.

Por exemplo, seu filho tem 3 anos e adora brinquedos de dinossauro, você pode fazer uma leitura com livros que tenham dinossauros como personagens. Esse é apenas um exemplo, mas você pode adaptar esse momento de acordo com o que a criança gosta. Outra dica é imitar os barulhos, por exemplo, na historinha falava que o personagem estava dormindo e roncando, aqui você pode fazer os sons dos roncos. Use sua criatividade e se divirtam.

Não precisa ser muito tempo, mas precisa ser tempo de qualidade

Você tirou 15 minutos para ler uma história para seu filho, então desligue o celular, deixe ele em outro cômodo, de preferência. Não é o momento para responder mensagens ou ficar vendo a hora a cada dez segundos.

Então, se concentre no tempo presente. Mais vale 15 minutos de atenção com seu filho do que duas horas dividindo a atenção entre o celular e seu filho. Nada que se passa no seu celular é tão importante que não pode esperar quinze minutos, OK?

Interaja! Ler não precisa ser monótono

Você já foi a alguma palestra que o palestrante ficou falando sem parar, não deu nenhum respiro e parecia que cinco minutos eram meia hora? Essa é a sensação que não queremos trazer e é bem simples, basta interagir.

Converse durante a leitura, pergunte o que ele está achando da história, o que ele pensa sobre a ação da personagem, como ele se sentiria se ele tivesse passado por aquela cena, o que ele faria no lugar da personagem, existem uma infinidade de perguntas e conversas que podem ser iniciadas a partir de uma estória simples, não perca a oportunidade de conhecer ainda mais seu filho e como ele pensa. Apontar os personagens ou pedir que ele aponte, mostrar as letras no livro e identificá-las (“esse é o Mario, ele começa com a letra M” e mostrar a letra M).

“Ahh, mas meu filho tem apenas 1 ano, ele não fala ainda” se essa é sua dúvida, você pode pegar um livro colorido, com os desenhos das personagens e ir apontando para ele onde estão as personagens. Existem alguns livros que tem texturas, e podem ser aproveitados, já que a criança pode sentir as sensações enquanto entra em contato com a história.

Não é preciso gastar muito dinheiro

Você pode estar lendo e pensando “como eu vou comprar tantos livros?”. A boa notícia é que para estimular a leitura, claro, você pode comprar livros, mas essa não é a única opção. Existem bibliotecas públicas que você pode pegar os livros emprestado, sem custo algum, apenas com um cadastro simples.

Outra opção, é comprar livros e trocá-los nos sebos. Os sebos são lugares onde livros usados são vendidos, e costumam comprar livros usados também. Desta forma, o livro que você já leu e “perdeu a graça” pode ser trocado por outro.

Mesmo em livrarias físicas ou comprando online, existem opções mais em conta. Dinheiro não é bem uma desculpa para não ler, ok?

Mas vale destacar que ler e-books ou Kindle ainda não é indicado, há vários estudos que indicam que a luminosidade dos aparelhos prejudica o sono da criança além de hiperestimulação em algumas regiões do cérebro.

Seja paciente e dê o poder de escolha

Nem sempre você estará em seus melhores dias, nem sempre seu filho vai estar atento e interagindo, nem sempre estará tudo ok. Mas mesmo nesses dias, mantenha a calma (mesmo que for difícil) e contorne a situação conversando em tom calmo e sereno. As crianças desde muitoooo cedo conseguem perceber as emoções do outro. Ou seja, não adianta de nada gritar “calmaaaa!!” e não transmitir a calma.

Às vezes esses momentos podem ser desafiadores, mas respeite as limitações e seja mais flexível.

É importante deixar seu filho escolher, por exemplo, mostre dois livrinhos para ele e pergunte qual dos dois ele prefere ouvir hoje. Ele com certeza vai se sentir mais incluído no processo e ficar animado com isso.

E ai, me conta, vai ler para seu filho hoje?

×